Se você gosta de leitura precisa conhecer o site do Projeto Gutenberg. São obras do mundo inteiro, disponibilizadas em vários idiomas e totalmente gratuitas. As obras são disponibilizadas em arquivos digitais como PDF e formatos para dispositivos de leitura eletrônica como o Kindle e outros dispositivos famosos no mercado de livros digitais.

Todas as obras estão com direitos autorais expirados ou liberados pelas próprias editoras. Isto quer dizer que o site somente trabalha com obras que podem ser baixadas sem nenhuma preocupação do leitor em estar infringindo as Leis de Direitos Autorais. 

No site você encontra praticamente todos os grandes clássicos mundiais, tanto no idioma original, como em português. A coleção completa de Machado de Assis, por exemplo, você encontra em todos os formatos, veja:





Mas Afinal o que é o Projeto Gutenberg


Como diz no próprio site, O Project Gutenberg é uma biblioteca online de livros eletrônicos gratuitos, ou eBooks. O Projeto Gutenberg é um esforço voluntário para digitalizar, arquivar e distribuir obras literárias.

A missão do Project Gutenberg é: Incentivar a criação e distribuição de eBooks.


De onde veio o Projeto Gutenberg

Em 1971, Michael Hart recebeu US$ 100.000.000 em tempo de computador em um mainframe da época. Tentando descobrir como fazer bom uso dessas horas muito caras, ele imaginou um momento em que haveria milhões de computadores conectados e digitou a Declaração de Independência (tudo em maiusculas - não havia minúsculas disponíveis!). Sua ideia era que todos que tivessem acesso a um computador pudessem ter uma cópia do texto. Agora, décadas depois, sua cópia da Declaração de Independência (com letras minúsculas adicionadas!) ainda está disponível para qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Durante a década de 1970, Michael acrescentou alguns textos americanos mais clássicos e, durante os anos 80, trabalhou na Bíblia e nas obras coletadas de Shakespeare. Essa edição de Shakespeare nunca foi lançada, devido a mudanças na lei de direitos autorais, mas outras seguiram.

A partir de 1991, o Project Gutenberg começou a tomar a sua forma atual, com muitos textos diferentes e objetivos de produção definidos para novos eBooks. O objetivo para 1991 era de um livro por mês. A meta de 1992 era de dois livros por mês. Essa meta dobrou a cada ano até 1996, quando atingiu 32 livros por mês.

Para acessar o site do Projeto Gutenberg, CLIQUE AQUI!

Para acessar direto as obras em Português, CLIQUE AQUI!

Deixe seu Comentário