O vereador Leandro May (PSD), eleito vice-prefeito nas últimas eleições deste ano, foi afastado do legislativo por vacância do cargo conforme regimento interno da Câmara Municipal de Vereadores de Ituporanga.

O legislativo verificou a ocorrência de extinção de mandato em virtude de renúncia tácita, deixando de comparecer por 4 sessões ordinárias da casa.

Desta forma, na noite de ontem, o cargo do vereador foi declarado VAGO e os integrantes da Casa convocaram o suplente para que assuma a cadeira vaga até o fim do ano.

Os atos de vacância estão previstos no art. 81 do Regimento Interno da Casa de Leis de Ituporanga.

Quem assumirá o cargo?

Quando um vereador deixa o cargo por vacância, quem assume é o suplente do mesmo partido do vereador que deixou o cargo. O suplente é o candidato que ficou na posição seguinte na ordem de votação dentro do partido nas últimas eleições. Se o vereador titular se afasta por motivos como licença, renúncia ou falecimento, o suplente assume a cadeira.

Segundo esta regra, em 2020 Leandro May foi eleito pelo PP e o primeiro suplente da legenda foi o agora eleito vereador DEDA (PP), na época, o mais votado como suplente, fazendo então, 538 votos.

Nas eleições deste ano, DEDA que segue no PP, fez 695 votos e será vereador na próxima legislatura.

Ao que tudo indica, DEDA começará seus trabalhos, com um mês e meio de antecedência.

Deixe seu Comentário