A mão pesada do Estado (Entidade federativa) já é responsável por levar do boldo dos contribuintes ituporanguenses cerca de 113 milhões para o município de Ituporanga até esta primeira quinzena de outubro segundo levantamento feito pela redação da Web Rádio Novidade.

O que a maioria não sabe é que este dinheiro, administrado por políticos eleitos vem do bolso do cidadão, direta ou indiretamente.

Alguns tributos fazem viagens por contas bancárias até chegarem aos cofres municipais, caso do ICMS, imposto indireto que está embutido em qualquer produto que o contribuinte compra nas lojas. Somente do Estado de Santa Catarina através do insano ICMS o município arrecadou mais de 25 milhões até o momento, mais de 32% do bolo. Neste bolo estão incluídas os impostos gerados pela agricultura, já que a maioria paga Imposto sobre Circulação de Mercadorias, inclusive o frete dos caminhoneiros.

Somente do Governo Federal vieram cerca de 37% de todo dinheiro arrecadado pelo município até o momento, mais de 29 milhões de reais. São receitas oriundas do Imposto de Renda, Imposto sobre produtos industrializados, recursos para o SUS e outros, mas tudo sai do bolso do contribuinte.

Outra parte considerável do bolso do contribuinte é oriunda de impostos, taxas e contribuição de melhoria cobrados diretamente pelo município como por exemplo, IPTU, ISS e todo tipo de taxa. São mais de 25 milhões em arrecadação direta, quase 32% do bolo arrecadado.

Curiosidades para o cidadão ficar atento:
  • A conhecida Contribuição para o custeio da Iluminação pública (Antiga Taxa de Iluminação Pública) já arrecadou mais de 1,3 milhões de reais. Esta cobrança está embutida na fatura de energia elétrica.
  • O ISS cobrado das empresas prestadoras de serviço municipal já soma 7,4 milhões de reais, mais de 9% do bolo.
  • O IPTU cobrado dos donos de propriedades urbanas já ultrapassou 6,7 milhões de reais, mais de 8,5% do bolo.
  • O IPVA, dinheiro arrecadado daqueles que possuem qualquer tipo de veículo e que retorna metade do seu valor para Ituporanga já arrecadou mais de 8,4 milhões de reais.
    É importante que o cidadão tenha consciência que o Governo Municipal é gerido com seu dinheiro (dinheiro do cidadão), fruto de coerção do Estado através de cobrança obrigatória, ou seja, você não tem a opção de não pagar.


Nossa projeção de arrecadação, já feita em matéria anterior se mantém e o município vai retirar do seu bolso, só em 2024, mais de 130 milhões reais.

Deixe seu Comentário


Rita - 15/10/2024 06h58
É uma pena que o contribuinte não tem a opção de não pagar, mas não recebe as melhorias necessárias para o município. O atendimento no PS continua um caos. Estrada na Gabiroba um perigo se alguém não conhecer o trajeto , principalmente a noite. E assim segue...