Os dados são do IBGE, relativos a 2022, última pesquisa efetuada. Os números de 2023 ainda não foram divulgados.

A Web Rádio Novidade fez um levantamento junto aos dados do PPM (Pesquisa Pecuária Municipal) para saber a representatividade da região da cebola neste setor. Os dados do PPM são de 2022, mas já dá para ter uma boa noção comparando nossa região com os grandes produtores catarinenses neste setor.

A região da cebola tem pouca representativa na criação de  bovinos, suínos, matrizes de suínos, galináceos, galinhas, codornas, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos. Os grandes produtores deste setor estão localizados no meio oeste, oeste e extremo oeste de Santa Catarina. Para ser uma ideia, somente o município de Chapecó tinha em 2022 cerca de 673 mil cabeças de bovinos.

Chapecó, Joaçaba e região de Lages também lideram o setor de Suínos com cerca de 2 milhões de cabeças em cada um destes municípios. Rio do Sul também tem muita relevância neste setor, estimado em 2022 com cerca de 567 mil cabeças.

Em termos de representatividade, a região da cebola responde por cerca de 4,61% do total de bovinos no Estado, 1,88% no setor de suínos e não chega a 1% no setor de galináceos.



O que é o PPM?
Investiga informações sobre os efetivos das espécies animais criadas e os produtos da pecuária, tendo como unidade de coleta o município.

A Pesquisa da Pecuária Municipal - PPM teve início no Ministério da Agricultura em 1945. Suas informações eram levantadas pela Rede de Coleta do IBGE, cabendo ao Ministério a elaboração dos questionários, a apuração, a crítica e a divulgação dos resultados.

A pesquisa fornece informações sobre os efetivos da pecuária existentes no município na data de referência do levantamento, bem como a produção de origem animal, e o valor da produção durante o ano de referência. Os efetivos incluem bovinos, suínos, matrizes de suínos, galináceos, galinhas, codornas, equinos, bubalinos, caprinos e ovinos. A produção de origem animal, por sua vez, contempla a produção de leite, ovos de galinha, ovos de codorna, mel, lã bruta e casulos do bicho-da-seda; as quantidades de vacas ordenhadas e ovinos tosquiados; e a aquicultura, que engloba as produções da piscicultura, carcinocultura e malacocultura.

Deixe seu Comentário