O Município deve fechar em 2024 com cerca de 57 milhões de receita com impostos arrecadados.

As receitas previstas em orçamento no fim de 2023 vão superar mais 67% do previsto para 2024. O relatório analisado pela WRN na data de hoje (18) mostra um aumento em quase todos os recursos previstos em lei orçados pelo município.

Analisamos as principais receitas do município para que o cidadão tenha conhecimento de tudo que entra de recursos de impostos gerados pela população junto aos cofres municipais. O relatório é de domínio público e está previsto na Lei nº 9.755/98 de 16/12/1998 e Instrução TCU nº28 de 05/05/1999 art. 2º, Inciso XIII.

O dados também podem ser acessados pelo munícipe no site de Transparência Municipal no seguinte Link: 


DADOS DA RECEITA ARRECADADA NO MUNICÍPIO DE AURORA - CLIQUE AQUI


O Orçamento enviado pelo governo Municipal com previsão de arrecadação no ano passado constava um valor de 34, 3 milhões de reais. Até o momento o município já arrecadou 38,3 milhões de reais e deve fechar em 2024 com cerca de 57 milhões, mais de 67% do previsto.

As receitas com mais relevância e que superam o total previsto estão relacionadas com a cota-parte do ICMS (repasse do imposto estadual de direito do município) que deve ultrapassar os 13 milhões de reais. O município tinha expectativa de arrecadar cerca de 8,2 milhões de reais com o repasse estadual. Este aumento já estava previsto em nossa análise das receitas dos municípios da região da cebola, mas Aurora vem crescendo economicamente a parte industrial  e agropecuária nos últimos 5 (cinco) anos.

As outras receitas que tiveram aumento significativo dizem respeito ao fundo de educação básica que deve aumentar cerca de 1,3 milhões a mais do que o orçado. Outro imposto que deve duplicar as expectativas diz respeito ao IPVA Estadual que é repassado 50% do total arrecadado pelo Estado ao município. Dado compreensível devido ao aumento de registros de novos veículos no município.

O dado mais relevante da pesquisa está relacionado ao imposto direto municipal sobre os serviços prestados (ISS) que deve superar 300% de aumento. O imposto municipal estava orçado em 461 mil reais e deve superar 1,4 milhões até o fim do ano. Reflexo também da prosperidade da economia eu Aurora, neste caso a prestação de serviço.

Tanto Aurora como Ituporanga vem registrando aumento positivo em suas receitas devido a prosperidade da região da cebola e em todo alto Vale do Itajaí. A próxima gestão que assumirá em 2025 terá um ótimo orçamento para fazer as obras que tanto necessitam os moradores da cidade.

Deixe seu Comentário