IBGE
14/09/2024 09H24
A Web Rádio Novidade fez um levantamento junto aos dados do PAM (Produção Agrícola Municipal) da principal cultura ituporanguense, a cebola. Os dados são apurados pelo IBGE e são publicados todo ano relativos ao exercício anterior, neste caso o levantamento mostra o panorama da cebola em Santa Catarina em 2023.
Vale ressaltar que o PAM pesquisa todas as culturas do país em todos os municípios. A cebola é o foco desta matéria, mas o leitor pode consultar todas as culturas produzidas no país.
Os dados são públicos e podem ser consultados no site do IBGE (Clique Aqui) na área destinada às informações do PAM.
O que é o PAM?
Investiga um conjunto de produtos das lavouras temporárias e permanentes do País que se caracterizam não só pela grande importância econômica que possuem na pauta de exportações, como também por sua relevância social, componentes que são da cesta básica do brasileiro, tendo como unidade de coleta o município.
A Produção Agrícola Municipal - PAM teve início no Ministério da Agricultura em 1938. Suas informações eram levantadas pela Rede de Coleta do IBGE, cabendo ao Ministério a elaboração dos questionários, a apuração, a crítica e a divulgação dos resultados. Com a publicação do Decreto n. 73.482, de 17.01.1974, o Instituto tornou-se responsável por todas as fases da pesquisa a partir daquela data, bem como pelos demais inquéritos estatísticos relacionados ao setor agropecuário. As estatísticas relativas aos anos de 1971 e 1972, porém, não estão disponíveis por não terem sido divulgadas pelo Ministério.
A periodicidade da pesquisa é anual. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para Brasil, Grandes Regiões, Unidades da Federação, Mesorregiões, Microrregiões e Municípios. As informações municipais para cada produto somente são prestadas a partir de um hectare de área ocupada com a cultura e uma tonelada de produção.
Panorama da Cebola em Santa Catarina (2023):
A tabela que segue mostra todos os municípios que produzem cebola no Estado de Santa Catarina.
Em 2023 cerca de 68 municípios catarinenses apareceram no estudo do IBGE com produção de cebola. Apesar da relevância da região da cebola, a nível nacional a liderança em produção agora pertence a cidade de Cristalina, estado de Goiás. A nível nacional a capital da cebola agora tem a segunda colocação.
Ituporanga respondeu por cerca de 23,78% de toda a produção catarinense em 2023. Alfredo Wagner vem logo na segunda posição com 16,40% em produção de toneladas de cebola. Se juntarmos os 9 municípios da região da cebola, 71,77% da cebola catarinense é produzida pela nosso agricultor, veja:
Tabela da representativa de produção dos 9 municípios da região da cebola:
Um dado curioso é o relacionado a produtividade por hectare que não é liderada pelos municípios da região da cebola. Neste quesito, dentre as cidades que produzem cebola e que têm melhor rendimento são Otacílio Costa, Lebon Régis, Macieira, Rio das Antas e outros municípios onde a altura em relação ao nível do mar são mais altos. Em Otacílio a produtividade chega a 45 toneladas por hectare, seguido de Lebon Régis com 40 toneladas por hectare, praticamente o dobro da média na região da cebola.