A WRN analisou o relatório da receita orçada e arrecadada até o momento no município de Ituporanga. Até hoje (28/08), não contando as devidas atualizações até o fim de agosto, o município já arrecadou 98,4 milhões.

O orçamento para o ano inteiro foi de 110,9 milhões de reais. Analisamos tudo que está entrando de dinheiro, seja através de tributos diretos e indiretos, convênios de multas, dívida ativa e repasses. Continuando esta média, a capital da cebola deverá arrecadar cerca de 150 milhões neste ano. Uma média per capita de cerca de R$ 5.600,00 reais por ano para cada habitante.

O relatório também mostra muitas contas contábeis que foram orçadas com valores insignificantes, mas que já arrecadaram até 5 vezes mais. A maioria destas contas orçadas com valores baixos são de convênios de multas de trânsito, que cresceram substancialmente, Multas referente à dívida ativa de tributos municipais, honorários advocatícios e de alguns repasses federais, caso da pouco conhecida CIDE (Contribuição de intervenção de domínio econômico) e do repasse para o transporte escolar, contas que nem sequer chegaram ao fim do ano, mas que ultrapassaram em muito o valor que foi orçado pelo município no fim de 2023.

O IPTU, imposto sobre a propriedade, aumentou sua arrecadação que estava orçada em 6 milhões e já arrecadou até a presente data, mais de 8 milhões. O aumento da arrecadação se deve principalmente a atualização dos valores dos imóveis e sua respectiva correção monetária, mas principalmente ao aumento da construção civil, novas unidades cadastradas. Isto se explica pela arrecadação recorde da Taxa de Construção que já superou a projeção de arrecadação em mais de 50%.

Outros tributos indiretos também aumentaram bastante a arrecadação, é o caso do dinheiro do IPVA, imposto cobrado sobre os veículos automotores, repassado a metade do valor cobrado aos municípios. Até o momento o arrecadado para o IPVA já aumentou mais de 30%, valor que deve crescer ainda até o fim do ano, haja vista que muitos veículos ainda precisam pagar o imposto este ano.

Os dados do IBGE revelam que Ituporanga já superou os 27.000 habitantes, dados que são fáceis de perceber quando se visita os diversos bairros da cidade onde há praticamente uma obra em andamento em cada quadra. O novo prefeito que será eleito em Outubro terá em mãos um robusto orçamento para administrar a cidade, mais de 150 milhões de reais. A responsabilidade em eleger quem tem capacidade para gerir todos estes recursos de impostos é do cidadão, que deve ter muita prudência e avaliar bem em quem vai direcionar o seu voto.

Fonte dos dados: Portal da transparência. Para conferir, CLIQUE AQUI!

Deixe seu Comentário