O domingo, 25 de agosto, começou com um frio intenso em várias regiões de Santa Catarina. As condições climáticas são favoráveis para a formação de geada no Grande Oeste e no Planalto Norte, além da possibilidade de precipitação invernal nas áreas mais altas da Serra. Ao longo do dia, uma massa de ar seco e frio avançará ainda mais pelo estado, garantindo tempo firme e com o sol aparecendo entre nuvens em todas as regiões.
As temperaturas mínimas registradas variam entre 4°C e 9°C no litoral e áreas próximas, enquanto nas demais regiões, os termômetros marcam entre -4°C e 3°C. Durante a tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 6°C e 13°C nas regiões do Extremo Oeste e dos Planaltos, e entre 13°C e 17°C no litoral e Vale do Itajaí. O risco de ocorrências associadas às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia, permanece moderado a alto.
Menores Temperaturas de 2024 em Santa Catarina
Em 2024, Santa Catarina registrou as menores temperaturas do país. A menor foi em São Joaquim, na Serra Catarinense, onde os termômetros marcaram -7,8°C em 30 de junho. Urupema, outra cidade serrana, também se destacou com -7,2°C no mesmo dia. Essas temperaturas extremas reforçam a fama da Serra Catarinense como uma das regiões mais frias do Brasil.
Previsão do tempo para a próxima semana em Ituporanga: Fonte Epagri/Ciram
Segunda-feira (26) Terá Frio Ainda Mais Rigoroso em Santa Catarina
Na segunda-feira, 26 de agosto, o frio se intensificará ainda mais em Santa Catarina. Há previsão de geada ampla, desde o Extremo Oeste até áreas do litoral. A massa de ar frio e seco que domina a região manterá o tempo firme, com predomínio de sol ao longo do dia.
As temperaturas mínimas seguirão extremamente baixas, variando entre -5°C e 2°C nas regiões que vão do Extremo Oeste até a Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí. Nas áreas do Médio e Baixo Vale do Itajaí e nas regiões costeiras, as mínimas ficarão entre 2°C e 8°C. Durante a tarde, as máximas devem oscilar entre 14°C e 19°C na maior parte do estado, com temperaturas entre 9°C e 15°C no Planalto Sul. O risco para problemas relacionados às baixas temperaturas, como o agravamento de doenças cardiorrespiratórias e casos de hipotermia, continua moderado a alto.