Foto da Capa: O candidato presidencial da oposição venezuelana, Edmundo González, gesticula enquanto chega a uma seção eleitoral para votar nas eleições presidenciais do país, em Caracas, Venezuela, em 28 de julho de 2024. (Alexandre Meneghini/Reuters)
O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, instou a oposição venezuelana a iniciar uma transição pacífica para a democracia, com o apoio do governo norte-americano, em meio à crise política decorrente da reeleição contestada de Nicolás Maduro.
Blinken destacou a necessidade de um processo de transição respeitoso e de acordo com a lei eleitoral venezuelana, ressaltando que a oposição publicou mais de 80% das atas de apuração, indicando uma vitória clara de Edmundo González Urrutia.
O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) venezuelano, no entanto, ainda não divulgou dados detalhados sobre os resultados. A falta de transparência tem gerado protestos em todo o país desde 29 de julho, um dia após as eleições.
O Centro Carter criticou o processo eleitoral, afirmando que não atendeu aos padrões internacionais de integridade. A organização, que observou as eleições a convite do CNE, afirmou não poder verificar a autenticidade dos resultados.
Os Estados Unidos, após consultas com parceiros internacionais, concluíram que Maduro não obteve a maioria dos votos, reforçando o reconhecimento de González como o legítimo vencedor.
Fonte: The Epoch Times
Web Rádio Novidade!
Jornalismo Independente!
Clique e receba todas as notícias da Web Rádio Novidade diretamente no seu whatsapp;