Amavi já havia feito o projeto e encaminhado ao Governo Estadual depois das cheias de 2011.
A Web Rádio Novidade havia alertado em nota em seus grupos de notícias do Whatsapp sobre o trânsito e paralisações longas que estão acontecendo no trecho entre Aurora e Rio do Sul onde a empresa contratada pelo Estado está realizando a obra de elevação da SC-350 em virtude das cheias do Rio Itajaí do Sul para tentar dirimir os danos causados pelas enchentes na região.
Conversamos com Augustinho Senen que na época fazia parte da equipe da Associação de Municípios (AMAVI) e que determinou que a equipe de engenharia da Associação fizesse o projeto de elevação para entregar ao então governador Raimundo Colombo. Infelizmente o projeto ficou engavetado até pouco tempo. Precisou de mais uma tragédia para que o Governo do Estado tomasse providências.
O Estado alegava que a elevação da barragem Sul resolveria o problema das cheias, coisa que, sabemos, não se sustentou e as enchentes posteriores provaram que o Governo Estadual não fez o correto estudo da situação da bacia do Rio Itajaí do Sul. Em 2023 tivemos, talvez, a maior enchente da história em todo o Alto Vale.
Segundo Augustinho que falou com exclusividade para a redação da Web Rádio Novidade; “A gente insistia dizendo que a área da bacia de contribuição do Rio Itajaí do Sul, abaixo da barragem, era considerada enorme o suficiente para gerar cheias se houvesse temporais. Deu no que deu e a gente presenciou a cheia do ano passado.”
Além dos alertas feitos pela AMAVI desde 2011, a administração de fechamento e aberturas das comportas da Barragem Sul passou para o Governo do Estado e agora as comportas apresentam problemas que precisam de urgente reparo. A Barragem Sul sempre foi bem administrada pela equipe local que tem muita experiência com enchentes. Infelizmente agora as decisões são tomadas de longe, da capital, onde ao que parece, não há pessoas preparadas como a equipe de extensa experiência que sempre cuidou da nossa Barragem.