O Dia do Imigrante é comemorado em 25 de junho no Brasil.


A imigração é um fenômeno que ocorre quando há o deslocamento de grupos de indivíduos das regiões / países em que nasceram para terras estrangeiras.

No Brasil nos últimos 5 anos a imigração por refúgio ganhou aumento significativo, muito por causa da situação destas pessoas em seus países de origem. 


O principal motivo segundo levantamento do governo Brasileiro é a fome, a insegurança e a falta de oportunidades. O que o relatório não fala é a origem do problema. Venezuela, Cuba e Haiti atravessam a pior crise da história em função de governos totalitários, o mesmo se pode dizer de Angola, onde tem aumentando muito a imigração deste país de língua portuguesa para o Brasil. A maioria deles optaram por regime de Governo socialista, tendo como principal característica a falta de liberdade expressão, o regulamentação da economia, a desvalorização das suas moedas.


A principal nacionalidade a buscar residência no país foi a venezuelana, seguida de boliviana, colombiana, argentina, cubana, para só então surgir a haitiana, sinalizando que os fluxos migratórios, dessa última nacionalidade mostraram sinais de declínio, após 12 anos de seu início. Outro dado que cabe ser destacado é que, entre as principais nacionalidades, todas foram do Sul Global, sugerindo que esse eixo migratório, que ganhou força na década passada, está se consolidando.



Do ponto de vista da localização geográfica desses imigrantes, se destacaram as Unidades da Federação de Roraima (65,0 mil), São Paulo (50,7 mil), Amazonas (25,8 mil), Paraná (22,1 mil) e Santa Catarina (21,5 mil). Quando foram observadas as principais cidades, sobressaíram-se Boa Vista/RR (43,2 mil), São Paulo/SP (32,2 mil), Manaus/AM (24,1 mil) e Pacaraima/RR (17,4 mil).

Deixe seu Comentário