A comunidade católica do município de Ituporanga/SC realizou hoje, 30 de maio de 2024, sua 101ª Procissão de Corpus Christi. A celebração da Missa do Corpo de Cristo aconteceu às 09h00 na Matriz Santo Estêvão e logo após os cristãos começaram a procissão que circulou pelo quarteirão em volta da igreja Matriz. Mais de 1.000 pessoas acompanharam a celebração.
A primeira celebração aconteceu em 1923.
Neste ano, com o início do intenso frio no sul do país, a comunidade juntou forças e pediu ajuda aos irmãos do Rio Grande do Sul que passaram pela tragédia de enchentes em quase todo o estado. Doações estavam por todo o caminho da celebração e outras já guardadas para posteriormente serem enviadas para o nosso Estado confederado irmão.
Muita roupa de frio, mantas, edredom, cobertores e comida não perecível foram doadas pela comunidade benevolente ituporanguense. A celebração de corpus christi é mencionada na bíblia em várias passagens pelos apóstolos Mateus 26:26-28, Marcos 14:22-24 e Lucas 22:19-20.
Origem da Celebração:
A celebração do Corpus Christi teve origem no século XIII, na diocese de Liège, na Bélgica. Tudo começou quando uma freira belga chamada Juliana de Cornillon teve visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia que uma festa fosse criada em honra ao sacramento da Eucaristia. Essa festa foi oficialmente instituída pelo Papa Urbano IV em 1264.