Em Ituporanga as chuvas chegaram conforme previsão da Defesa Civil e os principais pontos de alagamentos não chegaram a entrar água. Não há registros de pontos específicos de alagamentos na capital da cebola. A Defesa Civil informou na madrugada deste dia 19 de maio que o alerta continua na parte norte do estado de Santa Catarina. 


Nas regiões do vale do Rio Itajaí (do Sul, Oeste e Açu) a previsão é de estabilização dos níveis da sua bacia hidrográfica. A capital do Alto Vale do Itajaí, Rio do Sul, enfrentou alagamentos em vários bairros, muito porque choveu acima de 150mm e as águas do Itajaí da frente sul e Oeste ajudaram nas inundações, especialmente nos bairros Canoas, Fundo Canoas, Barragem e Barra do Trombudo, eventos que já noticiamos ontem com a chegada das fortes chuvas. A cidade de Brusque também enfrentou inundações específicas em vários bairros.


Segundo a Defesa Civil, “Os rios nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí e Tijucas seguem em elevação ao longo deste início de madrugada nos principais pontos de monitoramento, porém apresentam elevação mais lenta se comparado à tarde e noite do sábado (18). O ponto monitorado onde o nível do rio apresenta maior elevação neste momento é no município de Blumenau, em torno de 29 cm por hora.”


Em Ituporanga, nossa redação acompanhou o ponto de medição da ponte Vitório Sens que aumentou cerca de 30cm em 12 horas, situação que acalmou os moradores e as empresas de Ituporanga e Aurora, cidades que foram muito atingidas nas enchentes de Outubro de 2023. Funcionários de empresas como a Pakem S/A, na rua Francisco Klaumann no bairro Santa Tereza em Aurora estavam muito preocupados com a elevação do Itajaí do Sul. Para felicidade de todos os trabalhadores, a água não chegou nestas regiões. Em Ituporanga também nenhuma empresa foi afetada com as fortes chuvas e casas de moradores também escaparam do “aguaçero”.

Rio Águas Negras - 18/05/24, 12h30

Rio Águas Negras, 19/05/25, 11h30.

O trecho da SC-350 entre Ituporanga e Rio do Sul na região da antiga Olaria no bairro Albertina já havia sido liberado na manhã deste dia 19. 


Em Rio do Sul/SC, resgate de civil no Rio Itajaí-Açu emociona a população.


Na internet, os vídeos que mostravam o pedido de socorro de uma mulher agarrada a um tronco de árvore acabaram em desfecho emocionante e que salvou a vida da feminina no bairro Progresso em Rio do Sul. Leia o relato oficial da equipe de Bombeiros de Rio do Sul:

Fonte:

15° Batalhão de Bombeiros Militar


Tipo: Enxurradas

Gênero: Resgate de pessoa 

OBM que realizou o atendimento: Rio do Sul

Viaturas: AR-125 / Embarcação Progresso / Bote inflável

Data: 19/05/2024

Local do ocorrido: Rio Itajaí-Açú

Município: Rio do Sul

Horário: 05h52min


Histórico: A GU BM da FT-15 foi acionada para resgate de feminina no Rio Itajaí-Açú. 


Durante o deslocamento, a GU foi orientada via radiocomunicação pelo COBOM, que a vítima estava sendo arrastada pela correnteza, e, segundo informações, estaria próximo ao bairro Rainha, assim optou-se por avançar e entrar no Rio a frente da vítima. Após obter acesso até as margens, a GU BM composta pelo Sd Kemper e pelo Sd Sborz, avistaram a feminina e com auxílio da embarcação bote inflável (duck) adentraram na água ao resgate. De pronto o AL SGT Nascimento acompanhado pelo SD Breno, retornaram a viatura que encontrava-se na estrada, cerca de 100 (cem) metros do Rio, e com ajuda de populares colocaram a embarcação de alumínio (Progresso) na água, com uso de motor de popa de 15HP, os referidos militares iniciaram buscas nas margens a procura da GU BM resgatistas e vítima. Após aproximadamente 1 (um) quilômetro de navegação, foram encontrados a embarcação inflável, os militares e a feminina resgatada, já em parte seca, às margens do Rio.


Deixe seu Comentário