Os principais rios arteriais que desaguam no Rio Itajaí do Sul já estão em estado de alerta, podendo inundar vias nas próximas horas.


Segundo o último boletim da Defesa Civil do estado de Santa Catarina: “O risco é ALTO para alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente nas áreas do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e parte das regiões do Planalto Sul e Meio-Oeste, destacadas em laranja no mapa:


A Web Rádio Novidade percorreu os pontos de alagamentos neste sábado, dia 18, entre as 11h30 e 12h30, especialmente os pontos sensíveis, propensos a inundações em virtude dos rios arteriais que desaguam no Itajaí do Sul em Ituporanga. 


Os principais rios que causam as primeiras inundações já estão em situação de alerta máximo, que são, o Rio Gabiroba, principal referência para os moradores do centro de Ituporanga, Rio Águas Negras, na rua José Koerich e que o histórico tem mostrado como um dos primeiros a interditar vias, passando por cima da rua José Koerich e impedindo o deslocamento até o bairro do Salto. Neste ponto ainda há passagem.


Rio Batalha, divisa com Aurora.  Imagem: Wesley Fragas


Rio Águas Negras, bairro do Salto. Imagem: Wesley Fragas

Rio Gabiroba quase transbordando, na rótula do contorno viário da Rua Prefeito Virgílio Scheller com a Carlos Thiesen. (imagem Wesley Fragas)


Já no Rio Batalha, principal referência entre os cidadãos que trabalham e se deslocam entre o limite de Ituporanga com o bairro de Santa Tereza em Aurora, também está em estado de alerta. Até o encerramento desta matéria nenhuma via municipal se encontrava em situação de alagamento, mas se persistir as chuvas pelas próximas 12 horas o risco de alagamento nestes pontos é alto e real.


O mapa de leitura do nível do rio, publicado pelo site do município de Ituporanga, dava, na data de ontem, dia 17, às 07h00 a marca 0,86m acima do seu leito normal, informação já defasada e confirmada por nossa equipe na região do marcador da Ponte Vitório Sens no Centro de Ituporanga que, conforme imagem, já marca 1,39m.




A correnteza e a força das águas se podem confirmar no vídeo feito pela nossa reportagem publicado nas redes sociais. Toda essa água vai desaguar na interseção com o rio Itajaí do Oeste, onde inicia o Rio Itajaí-Açu em Rio do Sul e que já estão confirmadas vias alagadas nas áreas baixas dos bairros Fundo Canoas, Barra do Trombudo e Barragem. 


Confira video da Cachoeira Salto Grande no Rio Itajai do Sul.


Wesley Fragas

Web Rádio Novidade


Saiba de tudo na Região da Cebola pelo Canal da Web Rádio Novidade do Whatsapp. Junta-se a nós!

Deixe seu Comentário