O fato lamentável aconteceu durante o último fim de semana (11 e 12/05) e o fato já foi registrado na Delegacia de Polícia Civil em Ituporanga. Agora a perícia irá começar os trabalhos para junto ao inquérito, tentar prender o meliante ou meliantes.


O Museu Histórico de Ituporanga guarda, além de objetos raros, fotos antigas e uma parte memorável da história do fundador da cidade, Mathias Gil Sens e de seu filho Adão Mathias Sens e família.


Por conta do ocorrido, a Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Eventos não abrirá o museu para visitas por tempo indeterminado. A reabertura só vai ocorrer após o levantamento dos itens furtados e da conclusão da perícia.


O que se sabe?


Até o momento os indícios são de que um ou dois indivíduos, provavelmente descalços, já que há marcas de pés sujos de lama no local, adentraram no Museu pela janela traseira sem arrombar ou quebrar as vidraças. É possível que os meliantes tenham um pré-conhecimento do local, pois além de não arrombarem a janela, levaram ferramentas para desparafusar o suporte da Televisão. 


Também é provável que a TV foi retirada pela porta traseira do Museu, haja vista que a mesma não estava completamente fechada, porque são portas antigas com travamento antigo que impossibilita o fechamento por fora. Até o momento sabe-se que foram levados um notebook e uma televisão de 50 polegadas de propriedade do município de Ituporanga.


A Secretaria de Cultura ainda está efetuando um levantamento de tudo que havia no Museu, inclusive equipamentos antigos que possuem valor financeiro alto para colecionadores. Tudo indica que os meliantes sabiam exatamente o que levar, mas que, pelas vistorias iniciais, não tinham conhecimento sobre o acervo histórico.


É provável que levaram os bens de fácil venda no mercado negro e que muitas coisas de valor histórico e sentimental não foram furtadas, nem sequer tocadas. O município aguarda a finalização da perícia para então, depois do levantamento, reabrir o museu.


Sobre o Museu


O Museu Histórico de Ituporanga, chamado inicialmente de Casa de Cultura, foi inaugurado em 28 de Dezembro de 1985, na residência restaurada de um antigo morador, o senhor Adão Sens e sua família que ali residiam. 


Adão Mathias Sens era filho do pioneiro Mathias Gil Sens com Katharina Gorges e nasceu em São Pedro de Alcântara em 05 de Junho de 1888. Faleceu em Ituporanga em 17 de Junho de 1961. Sr. Adão era casado com Lidvina Paulina Schmitt e teve 12 filhos, 81 netos, 262 bisnetos, 266 trinetos e 11 tataranetos.


Fonte: Livro, Família Sens, uma história para se contar.  (escrito por João Nicolau Sens, 2005)


Faça parte da Canal da Web Rádio Novidade na Intenet e acesse o canal. Clique para participar!


Deixe seu Comentário