Pioneiro do Rio Batalha participou ativamente da primeira eleição municipal.


Olíbio Mohr nasceu no dia 24/04/1928 na localidade do Alto Rio Batalha em Ituporanga. Reside ainda no mesmo lugar onde nasceu. Agricultor desde que se conhece por gente, trabalhou a vida inteira na roça. Primeiro com os pais nos anos 40 e 50, depois trabalhou por conta e com os filhos. Seu Olíbio faz parte da história do Rio Batalha e foi um dos primeiros moradores daquela comunidade. O pai de Seu Olíbio, senhor Pedro Mohr, e sua esposa Albertina Weiss Mohr passaram muito trabalho com os índios e contam que muitas vezes tiveram que correr destes para não serem atacados. 


Seu Olíbio conta que viu muito índio no trajeto do Rio das Pedras e conta que era comum animais como veados entrarem em casa para roubar comida, especialmente verduras do quintal.


No começo a agricultura era de subsistência, plantavam amendoim, feijão e batatinha, Depois veio o fumo, cultura que ainda hoje faz parte da sua lida. Seu Olíbio tinha apenas duas irmãs e ele como único filho. As irmãs já faleceram. Casou-se com 21 anos com Dona Herta Hank Mohr e tiveram sete filhos. Tem atualmente 35 netos e outras dezenas de bisnetos. Conta também com orgulho que já possui um Tataraneto. Seu Olíbio é católico e ajudou na construção da igreja de Rio Batalha e da atual matriz no centro da cidade.


Passatempos:

Sr. Olíbio já não trabalha mais na lida e mora junto com seu filho Natalino em sua casa. Conta que jogou muito futebol na adolescência e depois já na meia idade. Era ótimo goleiro. Outro talento que descobrimos é que Seu Olíbio aprendeu a tocar gaita sozinho quando era mais novo e ainda arriscava umas “cantorias”. Ele conta com satisfação sobre a primeira eleição municipal onde correram os senhores João Carlos Thiesen e Nelson Rosa Brasil.


Apesar de ter dado seu voto para o Sr. Nelson, quem levou as eleições naquele ano foi o senhor João. Admira muito os ex-prefeitos Antonio Vandresen, Gervásio Maciel e Rogério Mendonça, o Peninha. O time de futebol do coração de Seu Olíbio é o Vasco da Gama. Agradecemos ao Seu Olíbio por esta conversa franca e gostosa. Desejamos a esta simpática figura muita saúde e mais alguns anos de vida.


Matéria publicada no Jornal Vale Sul, edição nº 9 de 01/03/2012

Deixe seu Comentário