Publicada na Edição n° 3 de 18/01/2012 do Jornal Vale Sul
Sobre a foto: década de 50 estão: Dona Escolástica Sens, Dona Anita Sens com Sueli, no colo, os filhos Sidney (ex vereador Sid Grahl) e Shirley.
A História da Fundação de Ituporanga no ano de 1912 passa pela família Sens. Nossa personagem do especial desta semana é simplesmente neta do fundador da terra da cebola, Mathias Gil Sens. Estamos falando de Dona Anita Cristina Sens Grahl, 88 anos.
Dona Anita como é chamada e conhecida, nasceu em Ituporanga e ainda muito nova trabalhou nos correios voluntariamente por três anos. Em seguida ingressou no colégio de freiras na cidade de Brusque. Já aos 16 anos, ainda muito nova, casou-se com Walter Abel Grahl (Seu Lico).
Após o casamento, dona Anita e seu Lico foram proprietários de restaurante e hotel por muitos anos. Dona Anita ainda foi cartorária no Registro Civil e posteriormente passou para a família Zirmermann. Dona Anita ainda foi comerciante. Atualmente vive em frente a Matriz onde sua filha Sueli Tânia Grahl (Leleca) é comerciante do ramo de telecomunicações há muitos anos.
Nota: Anita Sens Grahl veio a falecer em 24/08/2018.