Os limites e a aferição por decibelímetro do limite máximo permitido de volume de som automotivo estão regulamentados nos códigos de posturas dos municípios do Alto Vale. O problema reside no bom senso dos usuários em saber que o seu direito termina imediatamente ao início do direito ao sossego de outra pessoa que se sente incomodada. São limites que já foram regulamentados. são antigas reivindicações da sociedade, pois trata-se da ordem e do sossego público.
A Polícia Militar de Imbuia após receber denúncia de som, que ocorreu durante a madrugada neste fim de semana, porém, não sabiam informar a localização.
A guarnição efetuou rondas em algumas localidades e teve êxito em localizar, aos fundos de uma propriedade rural na localidade de Bracatinga uma festa sendo que duas "carretinhas" de som faziam o revezamento durante a noite. Essas ditas "carretinhas" de som são sistemas potentes de som com alta capacidade e que custam um alto valor em investimentos, portanto, não vem da classe pobre.
Que a lei seja cumprida e todos os municípios da região sigam o exemplo de Imbuia e começam a apreender o som dos indivíduos que gastam milhares de reais para pôr música para outras pessoas e horários não permitidos. É total falta de educação e desrespeito com a sociedade.
Perdeu-se o respeito com as famílias, com idosos, com casais com crianças e gente que quer somente descansar depois de uma semana exaustiva de trabalho.
No ocorrido em Imbuia foi apreendido as ditas "carretinhas" de som e lavrado um Termo Circunstanciado.