Rio do Sul, Agrolândia, Trombudo Central e Aurora tiveram uma das maiores enchentes da história.


O fim de semana foi de limpeza na capital da cebola. Na rua Presidente Nereu, os comerciantes começaram a limpar a sujeira e o lodo deixado pela inundação do Rio Itajaí do Sul. Além da rua central, várias ruas transversais também passaram por limpeza, especialmente na parte baixa. 


Rios que desaguam no Itajaí do Sul não aguentaram as precipitações altas das chuvas


Em Ituporanga, alguns rios considerados pequenos foram os grandes responsáveis pelas inundações e prejuízos, tudo pelo alto volume pluviométrico das chuvas. Foram precipitações que ultrapassaram 200 mm em cerca de 30 horas. Todos estes rios desaguam no Itajaí do Sul, como o Rio Gabiroba, O Rio Águas Negras, o Rio Perimbó e o Rio Batalha.



Rio Gabiroba

Nos bairros não foi diferente, especialmente pelos estragos causados pelo Rio Gabiroba, tanto na nova rótula que dá passagem a Rua Carlos Thiesen na direção do centro, como em toda margem do Rio até o seu encontro com o Itajaí do Sul. No trajeto ajudou na inundação das ruas Governador Celso Ramos e Gotfhl Grahl.


Rio Perimbó

As comunidades do entorno do Rio Perimbó também foram muito prejudicadas, inclusive propriedades rurais da localidade de Barra Nova em Petrolândia e Braço Perimbó em Ituporanga, açudes que se romperam, plantações, animais de rebanho mortos, suínos que não tiveram chance de escapar das cheias, uma verdadeira tragédia. 


Rio Batalha

Outra parte fortemente atingida foi o Rio Batalha que enfrentou umas das piores enchentes da história, na divisa com o município de Aurora a situação ainda é muito difícil, inclusive o acesso ao bairro pela SC-350 na cabeceira da ponte do Molha Coco continua interditada. Agora pela manhã os primeiros carros foram liberados para passar na divisa entre Rio do Sul e Aurora. No bairro do Salto em Ituporanga, as águas do Rio Águas negras inundaram o tradicional ponto baixo da Rua José Koerich e o acesso só podia ser feito pela ponte pênsil da Avenida Brasil.


Deixe seu Comentário