Ituporanga e região voltam a sofrer com chuvas e enxurradas. As altas precipitações nas últimas 24 horas causaram alguns deslizamentos, bloqueando vias, enchendo e transbordando bueiros, aumentando o nível de pequenos rios que desaguam no Itajaí do Sul, o que causou a paralisação nas escolas, empresas e indústrias, principalmente em Ituporanga e Aurora. Na Capital da Cebola choveu cerca de 175 mm nas últimas 24 horas e em Aurora foram 190 mm. Novamente comunidades do interior estão isoladas.
Pela manhã, a Web Rádio Novidade fez a ronda matinal, especialmente para acompanhar o nível do Rio Itajaí do Sul que, após o fechamento das comportas ontem, caiu cerca de 25cm, mas devido a alta quantidade de precipitação nesta madrugada o nível subiu para 3.20 cm esta manhã acima do normal. Todas as comportas estão fechadas, tanto na Barragem Sul quanto na Barragem Oeste em Taió.
As ruas que estão com problemas mais sérios são a Rua José Koerich na direção do bairro do Salto, onde o Rio Águas Negras transbordou em um perímetro de mais de 100 metros, alagando algumas casas. O Beco Ricardo Max Siegel não entrou água e assim deve permanecer. A Rua Baldoíno Sens e Aderbal Ramos da Silva não encontravam-se alagadas na manhã de hoje. A rua Governador Celso Ramos continua inundada na altura do Rio Gabiroba que transbordou e adentrou pela rua lateral, ao lado do Despachante Tita.
A situação mais preocupante é na Avenida Brasil (SC-350) na altura da ponte pênsil que leva ao bairro do Salto. Neste local há perigo de novos deslizamentos como o que aconteceu ontem e paralisou totalmente a via. Pela manhã, apesar de totalmente desobstruído ontem, estava passando apenas a metade da via e a Defesa civil está em alerta máximo para novos deslizamentos naquela área.
Outras situações pontuais, decorrentes de problemas de tubulação pluvial antigos foram na Rua Venezuela, Rua Uruguai e Irineu Bornhausen no bairro Santo Antônio e Jardim América. A baixada do bairro Santo antônio é um problema antigo, especialmente a questão da galeria pluvial subterrânea que nunca foi definitivamente resolvido.
Outras ruas que estão com problemas são a Rua Francisco Klaumann, na altura das empresas Pakem e Frimesa, também problemas com tubulação pluvial. Na Barra Nova em Petrolândia também há muitas casas isoladas devido a alta quantidade de águas que caíram nas últimas horas.
A expectativa do comércio em Ituporanga é para que não entre água nos lojas. Alguns pontos da parte baixa da rua Presidente Nereu já começaram a inundar, mas a previsão é de que a água não se eleve até a altura das lojas.
Em Rio do Sul já há áreas com enchentes, terceiro evento em 60 dias. Uma calamidade!
Receba Notícias diretamente no nosso Canal do WhatsApp, com total privacidade do seu contato: (basta ler o QR code e entrar no grupo)