Mesmo com a arrecadação caindo na maioria dos municípios brasileiros, especialmente aqueles com menos de 15.000 habitantes onde a participação da indústria é pequena, Ituporanga deve crescer em torno de 5% sua arrecadação com transferências tributárias, um pouco mais que a meta inflacionária definida pelo Conselho Monetário Nacional que é de 3,25%. O resultado deverá ser o pior em mais de 20 anos, já que a capital da cebola crescia em média 15% ao ano, inclusive na pandemia. A maioria dos especialistas acredita que a queda na arrecadação dos municípios deve-se às políticas fiscais do Governo Federal que estão gerando insegurança jurídica, tanto a nível interno como a nível externo.
A Capital da Cebola deve arrecadar um pouco mais de 70 milhões com transferências governamentais, dados fornecidos pelo próprio Tesouro Nacional. Nos municípios onde não há muitos empregos e pouca participação da indústria, a arrecadação cairá em todo país, reflexo já sentido nas cidades pouco industrializadas do norte e nordeste. O Agronegócio é outro fato que está fortalecendo as cidades com poucos recursos.
O Mapa da Vergonha!
As cidades que sofrem menos com a dependência das verbas estaduais e federais são justamente aquelas onde o Estado investe menos com subsídios. O mapa dos estados com mais bolsa família que carteira assinada (mapa da vergonha) é o melhor reflexo para saber onde a crise vai chegar primeiro.
Em todos os estados do nordeste a crise já chegou, prefeitos em grave, comerciantes reclamando que vão precisar fechar as portas. Basta olhar o mapa da vergonha para entender. Onde não tem empresa gerando emprego, tem crise. A Lista é liderada por três estados do norte, Maranhão, Piauí e Amapá, seguido por todos os estados do nordeste. Já na contramão, ou seja, onde há bem mais carteiras assinadas do que benefícios, aparecem os estados do sul, liderados por Santa Catarina, Distrito Federal (uma bolha que não podemos levar em consideração), São Paulo e os estados do Agronegócio, Mato Grosso e mato Grosso do Sul.
A grande coincidência é que se compararmos o mesmo mapa da vergonha, com o resultado das eleições no Brasil em 2022, basta trocar a legenda. incrível!