Por Wesley Fragas
As fortes chuvas que caíram ontem em Aurora deixaram diversas comunidades sem acesso e as estradas completamente destruídas. As previsões de precipitação de chuvas publicadas ontem pela Rádio Novidade e replicada nesta matéria se confirmaram, motivo que levou o prefeito Xandão a buscar socorro nas Redes Sociais.
O drama em Aurora, felizmente sensibilizou muita gente e o vídeo que a Web Rádio Novidade publicou do prefeito já ultrapassa 20 mil visualizações em todas redes sociais somente da Web Rádio Novidade.
No vídeo gravado na serra de Ribeirão Pacas o prefeito relata emocionado e mostra os problemas graves causados pelas chuvas. Toneladas de pedras e árvores em cerca de 800 metros da via pública municipal caíram sobre a estrada da comunidade, logo depois da prefeitura ter recuperado aquela via, inclusive com lajotas. A comunidade de Ribeirão Pacas continua isolada e não se sabe quando será liberada.
O prefeito em determinado ponto do vídeo diz “não sei mais o que fazer”, é muito prejuízo e pede ajuda para o governo Federal e Estadual para que envie verbas através dos meios oficiais, já que os cofres públicos não suportam mais a carga de despesas causadas pelas duas últimas enxurradas.
Ainda no vídeo o prefeito agradeceu muito a comunidade de São Martinho que ajudou incansavelmente através da Associação de Agricultores com maquinário para ajudar na recuperação das estradas. Foi neste momento que, emocionado, pediu “socorro”, já que o espírito de solidariedade da classe agrícola lhe comoveu com tanta ajuda sem pedir nada em troca.
O prefeito Xandão pediu encarecidamente que o governo Federal para desburocratizar as emendas e projetos em favor de Aurora, para que o dinheiro chegue com urgência, já que há muitas comunidades isoladas no município, inclusive, a Rede Municipal de Ensino está completamente comprometida em virtude do acesso aos alunos que vivem no interior da cidade. Os alunos não estão tendo aulas neste momento. Pessoas que necessitam de atendimento médico também estão isoladas, são preocupações que deixam todos os munícipes e a gestão municipal apreensivos, pois os problemas de saúde não avisam quando vem.
Outros pontos conhecidos no interior de Aurora como a Serra da Nova Itália e o ribeirão Strey também estão isolados.