or Wesley Fragas
Tudo começou depois que a Defesa Civil de Ituporanga alertou para uma enchente em Ituporanga para amanhã e quinta-feira, dias 18 e 19. Ontem no fim do dia ela tinha feito uma postagem no Instagram com a previsão do nível no Rio Itajaí no centro de Ituporanga para 4 metros. Depois de algumas críticas e discussões nas redes sociais, em todas elas, a postagem foi trocada por outra que aponta para uma cota prevista de 3,00 metros.
A Defesa Civil de Ituporanga trabalha conjuntamente com a Defesa Civil de Santa Catarina e todas as informações estão baseadas nos índices de chuva que podem cair nas próximas 40 horas. Há de se ressaltar que o solo ainda está muito encharcado e não deu tempo de secar depois da enchente da semana passada.
É compreensível que a população comece a discutir sobre o tamanho das chuvas e o montante real de uma possível terceira enchente, já que municípios que sempre tem este problema estão tendo alagamentos neste exato momento, caso de Rio do Sul e Blumenau. O fato concreto é que a previsão de chuvas acumuladas nas últimas 24 horas foram boas para alguns municípios e não tão boas para outras. A previsão consta no próprio perfil do Instagram da Defesa Civil Municipal.
A tabela de precipitação demonstra a realidade que estamos acompanhando nas redes sociais como por exemplo, em Aurora que foi o município que mais choveu no Alto Vale nestas últimas 24 horas 89,3 milímetros, fato que explica os alagamentos na localidade de Ribeirão Strey. Já em Ituporanga, Ibirama e Atalanta foram os municípios que menos choveu neste mesmo parâmetro, variando entre 48 e 49 mm em ambos.
Fonte: Perfil do Instagram da Defesa Civil de Ituporanga.
O fato é que tanto a população como os órgãos de Defesa Civil estão comprometidos e preocupados com a população e nestas horas é sempre bom usar o caminho da prudência. Os comerciantes estão otimistas em Ituporanga e, ao que parece, não irão recolher móveis e mercadorias, talvez pela própria condição do tempo atual. Todos, o Governo e o cidadão querem que tudo isto passe o mais breve possível.
AVISO:
O trecho em Ituporanga e Rio do Sul está em condições de passagem. Pela manhã as 08h, já tínhamos relatos de pessoas que trabalham em Rio do Sul conseguindo passar no trajeto.
Confira o perfil da Defesa Civil de Ituporanga no Instagram:
Deixe seu Comentário
Parabéns pela importante informação, sem alarde e com coerência. Os exageros causam pânico, intranquilidade e o efeito psicológico é tão sofrido quando as consequências das cheias, uma vez que jamais saem da cabeça das pessoas.