O tráfico é uma empresa como qualquer outra, a diferença é somente o produto oferecido ao consumidor. Claro que temos a ilicitude da venda de drogas, mas na prática, estes traficantes agem como qualquer outra empresa. Onde há mais demanda, surgem mais vendedores e mais gente oferecendo o produto. Em Ituporanga, com o desenvolvimento econômico dos últimos anos, o tráfico aumentou substancialmente em todos os bairros. Na maioria são pessoas de fora da cidade e trazem junto a violência e os crimes pequenos e maiores, como furtos, esfaqueamentos, tentativa de assassinato, dentre outros.
No bairro Santo Antônio, por exemplo, moradores relatam todos os dias a circulação intensa de “aviõezinhos” (pequenos vendedores, geralmente usuários) e compradores. A movimentação intensa começa depois das 19h e se estende noite adentro entrando nas madrugadas.
As ruas sossegadas do bairro já tiveram seus dias de glória, agora o perigo é a movimentação e a circulação de usuários (nóias), circulação de pessoas com carros em pontos específicos e horários pontuais. A concentração desta movimentação fica no perímetro da Rua Argentina, Rua Irineu Bornhausen e Rua João Paulo I e todas as transversais destas ruas paralelas. Brigas como as flagradas ontem, dia 10, por volta das 22h na rua Irineu Bornhausen são frequentes, ameaças por falta de pagamento de drogas pelo usuário, vendedores que buscam o produto e depois não entregam o dinheiro ao chefe local do tráfico. Luta corporal e ameaça de morte como flagrado ontem e denunciada por morador incomodado com a situação.
A Polícia Militar de Ituporanga agiu rapidamente como sempre, e, em menos de 5min já estava no local depois que um morador da rua ligou para avisar. Um dos indivíduos era usuário de drogas, sob uso de entorpecentes, morador de outra Unidade da Federação, entrou em luta contra um suposto vendedor que estava indignado porque o indivíduo mencionou seu nome, mas o mesmo lhe cobrava determinada quantia por dívida de drogas. A luta entre os dois adentrou em um estabelecimento comercial que estava fechado. O usuário teve um dente quebrado e várias escoriações porque levou uma surra do vendedor. As câmaras de Vigilância do local provavelmente vão identificar o outro indivíduo que saiu caminhando tranquilamente, muito em função do medo de ser identificado ou fotografado pelas pessoas da rua que acenderam as luzes das suas casas e apartamentos para ver o episódio.
No local a Polícia lavrou um boletim de ocorrência e agora está atrás do agressor, pois as câmeras flagraram tudo. O cidadão que identificar qualquer movimentação do crime organizado, deve ligar para ajudar a Polícia Militar a identificar quem são as pessoas que estão maltratando o bairro Santo Antônio com drogas malditas. É preciso proteger nossos filhos e nossa comunidade e ligar imediatamente para o número 190 da Polícia Militar.
Ontem a Polícia agiu com eficiência e chegou no local imediatamente. Mas é preciso ter consciência que nestes tempos apreensivos com as previsões de uma nova enchente, a PM tem muito trabalho na cidade inteira. Sem a ajuda dos cidadãos de bem, os maus terão sucesso. Ligue para a Polícia Militar e denuncie. precisamos acabar com o tráfico de drogas nos bairros.