Por Wesley Fragas

Está cada vez pior a situação da saúde em Ituporanga. A alta demanda e o crescimento da população, aliada a falta de planejamento e investimentos do Poder Público está deixando a saúde ituporanguense um verdadeiro caos.


As reclamações já começam no sistema de agendamento que acontece toda sexta-feira onde o cidadão precisa ligar para agendar. Os telefones sempre ocupados não dão chance do cidadão fazer o agendamento de uma simples consulta. Caso a pessoa esteja com problemas urgentes, necessita chegar cedo para tentar uma das escassas vagas para não agendados. Geralmente as pessoas começam a chegar cerca de 3 horas antes dos postos de saúde abrirem.


Não bastasse todo aborrecimento em conseguir um único atendimento com um médico ou médica clínico geral, muitas vezes é preciso de um encaminhamento para um especialista. Aí as coisas realmente ficam graves. Especialistas requisitados como cardiologistas e ginecologistas levam até 8 meses para conseguir uma agenda. Nos casos onde a situação do cidadão é grave, não tem outro jeito, ou paga uma consulta com um médico particular que pode variar entre 400 a 500 reais ou morre sem tratamento para aqueles que não tem condição financeira.


A Web Rádio Novidade já havia alertado deste problema há 30 dias atrás, mas as coisas estão cada vez piores. Para as Mulheres que necessitam de Ginecologista, algo comum, os protestos e reclamações são frequentes. Nós já havíamos visitado Postos de Saúde no mês passado e voltamos, depois de inúmeras reclamações para confirmar a denúncia. Sim, são 8 meses de espera para uma cidadã ter acesso a um médico ou médica ginecologista. Lamentável!

Deixe seu Comentário