Por Wesley Fragas
Mesmo sem ainda termos os dados do cadastro de construções, aquilo que vínhamos divulgando ao decorrer do mês se sustenta em uma simples observação na arrecadação do IPTU no Portal da Transparência do município de Ituporanga. O crescimento pode ser medido, além do próprio senso comum do cidadão, daquela olhadela ao seu redor, conversando com agentes do setor imobiliário e empresários ligados ao setor de construção civil.
Confira a arrecadação tributária no Portal da Transparência do Município.
A Web Rádio Novidade fez uma pesquisa junto ao Portal da Transparência e também nos dados de inflação, medidos pelo IBGE através do IPCA e constatamos aquilo que o próprio cidadão e imigrantes já enxergaram no nosso município, um crescimento sólido e amplo, não concentrando apenas no agronegócio, mas em pequenas novas empresas, grande empresas no entorno da cidade e o aumento na produção de grãos e outros produtos no setor de agronegócio.
Para ser ideia, a média da inflação nos últimos 5 anos conforme os dados do IPCA, incluído aí o período da Pandemia, foi de 5,7%, enquanto a arrecadação do imposto que incide sobre a propriedade imobiliária superou a barreira de 56%. Se reduzirmos a inflação, mesmo com dois anos difíceis e a tragédia do número de mortes no período COVID-19, a arrecadação deste imposto municipal superou 50% nos últimos 5 anos.
Não temos informação se houve uma atualização na Planta de Valores dos imóveis pelo Governo Municipal, mas o fato é que a capital da cebola cresce a passos largos e enfrenta agora o desafio de crescer com segurança, sustentabilidade e planejamento. A única coisa que o povo pede é prioridade às coisas que são importantes: saúde, educação e boas estradas para dar continuidade ao sucesso do nosso agronegócio, porque oportunidades para trabalhar, é um fato consumado e que se vê em cada recanto da cidade.