É muito costumeiro nas cidades do entorno da região da cebola, uma neblina baixa que costuma por muitas vezes perdurar a manhã inteira. Umas das explicações técnicas para este fenômeno é que nas partes do ano onde o frio é mais intenso com cidades rodeadas por vales, a umidade no ar, aliada ao ar frio já é o suficiente para concentrar por um longo período este nevoeiro. Assim que o dia vai esquentando, a neblina se dissipa e o sol aparece.


Nos lugares onde a umidade e o frio não são tão intensos, dificilmente você irá encontrar grande concentração deste fenômeno.


Mas afinal o que é a Neblina?

Tecnicamente, a neblina ou nevoeiro é uma nuvem, mas com a base próxima ao solo. São gotículas de água extremamente pequenas e que ficam em suspensão perto da superfície.


Nas partes altas das cidades do Vale do Itajaí o fenômeno não acontece porque não reúne estes fatores que mencionamos e é comum comunidades com a Bela Vista em Ituporanga, São Martinho em Aurora e até mesmo no município de Imbuia por exemplo, o sol aparecer já nas primeiras horas, justamente pela altitude mais elevada.




Fique atento você que sai cedo para o trabalho.


Como a neblina ou nevoeiro é uma nuvem com gotículas de água, as ruas e rodovias ficam molhadas e necessitam atenção reforçada do motorista para evitar acidentes de trânsito. Hoje pela manhã, por exemplo, na entrada da rótula de acesso ao contorno viário e ao bairro Santo Antônio em Ituporanga um veículo encostou em outro naquele ponto, justamente porque o condutor muitas vezes não tomou a devida precaução e a distância de segurança e, mesmo freando, o carro pode arrastar e bater em outro com muita facilidade. Tudo porque a neblina deixa sim as vias muito lisas com a umidade.