A prosperidade se mede por vários aspectos. Um destes cenários é a demanda por habitação, ou seja, se existe falta de imóveis disponíveis, seja para venda ou para aluguel, é uma amostra de um crescimento econômico, mesmo que para muitos ele seja invisível. Conforme já noticiamos, a Capital da Cebola e os municípios vizinhos tiveram um aumento nas vagas de emprego formal de forma substancial. Ituporanga e Aurora juntos, por exemplo, somam quase 500 vagas de saldo positivo somente em 2023.

Veja e acompanhe o crescimento e o saldo entre admissões e demissões no site oficial do CAGED do Governo Brasileiro.

A busca por gente para trabalhar também é outro indicativo forte que demonstra o crescimento da prosperidade e consequentemente o crescimento econômico da região. Podemos citar outros cenários que confirmam que a região é um destino procurado para quem quer mudar de vida, como, a falta de vagas nas creches, com extensas listas de espera e a imigração interna e externa que hoje pode ser vista em cada esquina da nossa micro região.


No caso dos aluguéis, Santa Catarina certamente é a unidade federativa com um dos aluguéis mais caros da nação. Este fato é autoexplicativo pelas variáveis mencionadas. Quando mais gente trabalhando e com o crescimento imigratório vertiginoso, os preços sobem pela falta de oferta de habitação. Este é o cenário da região da cebola e dos estados e regiões de grande prosperidade.

Deixe seu Comentário