Um vídeo que está viralizando nas redes sociais de um perfil de uma brasileira descendente dos povos originários do Brasil, mostra um cenário em que um professor de história começa a falar na aula de história sobre o descobrimento do Brasil.

Em certo momento do vídeo, que por sinal, muito bem feito, a aluna de origem indígena interpela o professor dizendo: “ah professor, o senhor está falando do dia da invasão?”. Os colegas imediatamente olham para a colega de classe assustados, tentando entender o que ela quis dizer sobre esta tal data da invasão.

O roteiro é incrível porque faz todo sentido. O Brasil não foi descoberto pelos portugueses, isto é uma narrativa errada da história que escreveram os primeiros historiadores.

O objetivo do vídeo educacional é muito importante. Faz todo sentido reescrever alguns pontos da história na visão dos povos que aqui estavam.

Na época do Descobrimento do Brasil, estima-se que havia cerca de 3,5 milhões de indígenas habitando o território. Esses povos indígenas eram divididos em quatro grupos principais, com diferentes línguas e culturas:

  1. Tupi:

    • Os Tupis acabavam de ocupar o litoral brasileiro, expulsando para o interior as tribos que não eram Tupis.

    • Alguns grupos Tupis incluíam os Arikém, Awetí, Jurúna, Mawé, Mondé, Mundurukú, Puroborá, Ramaráma, Tuparí e Tupi-Guarani.

  2. Jê:

    • Os grupos Jê incluíam os Boróro, Guató, Jê, Karajá, Krenák, Maxakali, Ofayé, Rikbaktsa e Yatê.

  3. Aruaque:

    • Os Aruaques eram encontrados em várias regiões do Brasil.

    • Destacam-se os Guarani, originários do tronco da família linguística Tupi, que habitavam diversos estados do Brasil e estavam divididos em três grupos: Kaiowá, Mbya e Ñadevaesse.

  4. Caraíba:

    • Os grupos Caraíba incluíam os Ticuna, pertencentes à família linguística Ticuna, localizados na Amazônia, sobretudo às margens do rio Solimões. Eles são considerados o maior grupo indígena que vive na região.


Essas tribos tinham modos de vida, rituais e organizações sociais distintas, mas também compartilham algumas semelhanças. A diversidade cultural e linguística dos povos indígenas é um aspecto fundamental da história do Brasil.

Mais vídeos como este enriquecem este mundo tão visual, onde as pessoas não querem mais ler. É cada vez mais importante que este tipo de vídeo circule nas redes para conscientizar nossa gente sobre a nossa verdadeira história, especialmente sob a ótica dos povos originários.

Wesley Fragas - Colunista Web Rádio Novidade



Deixe seu Comentário