No próximo ano, teremos eleições para a escolha de vereadores e prefeitos. Mas você reflete sobre a importância das eleições municipais? Será merece a mesma atenção nas escolhas quanto na escolha dos candidatos das eleições estaduais e federais?

A resposta é sim!!! Todos, sem exceção, nascem, recebem educação, crescem e decidem o que suas vidas em um dos 5.570 municípios brasileiros. Desde o nascimento os serviços públicos são usufruídos são oferecidos nos municípios e pelos quais o cidadão paga através dos impostos municipais.

Muitos vivem em suas cidades natal a vida inteira e outros partem para tentar a sorte em outros locais e retornam, depois de alguns anos, para rever parentes, amigos e matar a saudade. Às vezes a reação de quem volta é de alegria e satisfação. A cidade está bem cuidada, cresceu de forma ordenada e oferece todos os serviços públicos com boa qualidade.

Mas quantos, ao retornar, se deparam com um quadro de abandono, crescimento desordenado e serviços públicos sofríveis ou inexistentes? Pois é essa medição que deve ser feita para se avaliar uma ou mais gestões públicas municipais, antes de votar nas próximas eleições.

Um município, por menor ou maior que seja, é sempre um microcosmo da estrutura político-administrativa nacional.

A capacidade e autonomia dos munícipios para legislar e estabelecer sua própria organização ficou patente durante a pandemia do Covid-19. Muitos prefeitos e vereadores, analisando a evolução da pandemia, tiveram que legislar para controlar a evolução e propagação da doença em suas cidades. E o fizeram no intuito de proteger seus munícipes, ainda que isso tenha causado perdas econômicas, sociais e até mesmo para suas próprias administrações, pois tiveram que tomar atitudes nem sempre bem aceitas pela população.

É essa independência em legislar e administrar localmente, que torna os prefeitos e vereadores tão importantes para a nação. Constitucionalmente cabe a eles organizar ou prestar diretamente, ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, funerárias, etc., que tem caráter essencial. Nesses serviços públicos, podemos incluir tudo o que afeta diretamente os cidadãos. Quando algum serviço público municipal falha, é malfeito ou inexistente, é que podemos medir a eficiência de uma boa administração municipal.

Para citar uma área que é fundamental, a da saúde, por exemplo: o quanto a administração de seu município tem feito em prol da comunidade? Tem utilizado de forma correta seus orçamentos ou os convênios com os governos estadual e federal? Tem UBSs, convênios hospitalares e atendimento digno nessa área?

Para tanto, reflita por um momento: você está realmente satisfeito com o prefeito e os vereadores de seu município? Como munícipe, você votaria nos mesmos candidatos na próxima eleição? Nos mesmos partidos? Quanto aos novos candidatos, você pretende analisar seus currículos, seu passado, de onde vieram, quais seus objetivos pessoais e por que estão pleiteando o cargo? Ou vai votar por ser amigo ou por ter um cabo eleitoral que lhe pediu o voto?

Serão muitas oportunidades para acertos e erros nas escolhas municipais. É o momento de aproveitar que, faltando 10 meses para as próximas eleições, existe um bom tempo para qual o perfil do candidato para votar como seu vereador, prefeito e vice possa ser analisado. Votar por amizade, pode acabar votando em vereador dado ao uso de drogas, por exemplo, que não cuida de seus próprios negócios, por exemplo, que faz da política o seu modo de vida e nunca vai se preocupar com o bem comum, mas sim, com o seu próprio bolso, por exemplo.

Para que se tenha a boa e eficiente gestão nas cidades, precisa-se escolher prefeitos e vereadores que possam lutar pelos diretos da população, que enfrentem com a população os problemas das ruas malcuidadas, da saúde abandonada, da educação em frangalhos, que façam da boa administração pública sua bandeira e preparem terreno para que as atuais e futuras gerações possam, um dia, retornar e ficar felizes ao verem o quanto a cidade onde nasceram está bem administrada e cuidada.

As eleições serão em outubro de 2024. Pense no último voto que você deu: as ações do prefeito foi ao encontro aos interesses de sua comunidade? Ou ele agiu apenas para trampolim político em atender aos seus interesses próprios, familiares ou de seus amigos?

Exemplos de vereadores que não aparecem, não vão investigar os problemas da comunidade e somem por 3 anos e 10 meses, não aparecem para debater os problemas com a comunidade ou saber de seus anseios, aparecendo só nas próximas eleições, já se tem câmaras cheias. Exemplo de prefeitos, vices, que só pensam em fazer o que lhes é de interesse, obras que valorizem suas propriedades, de seus amigos e correligionários, já se experimentou bastante.

Não vote por amizade, por indicação: vote de acordo com sua consciência e suas necessidades comum com a sua família e sua comunidade, seu bairro. Converse com seus vizinhos, amigos e familiares e busquem representantes que pensem, ajam e vivam como você. Você terá só o dia 06 de outubro de 2024 para escolher e 4 anos para se arrepender!

Receba Notícias diretamente no nosso Canal do WhatsApp, com total privacidade do seu contato: (basta ler o QR code e entrar no grupo)



Deixe seu Comentário