Devido ao grande volume de águas que está chegando na desembocadura do Rio Itajaí-açu no Oceano Atlântico no município homônimo do litoral norte catarinense, navios estão sem autorização para sair ou entrar no canal de acesso aos dois portos (Itajaí temporariamente parado), segundo informou a Capitania dos Portos.


Desde ontem pela manhã um navio que está parado no Porto de Navegantes foi avisado para aguardar, enquanto outros cinco navios também esperam na costa itajaiense para poder atracar. A medida é de praxe e a capitania tem uma série de parâmetros para fechar ou abrir o canal. Um destes parâmetros é a forte correnteza do Rio Itajaí-Açu que neste mês de Outubro está com volume de água e força muito além do normal.


Para não correr risco nas embarcações, o próprio órgão estatal toma as devidas cautelas para que nenhum acidente possa acontecer na entrada destes dois Portos. É mais um dos efeitos deste mês de Outubro tão difícil para os catarinenses que já houve granizo, vendavais, chuvas torrenciais, mortes e agora, paralisação de um dos principais complexos portuários do estado.


A Capitania dos Portos já emitiu um aviso a todos os operadores portuários que hoje, dia 31, ainda não tem previsão para que o canal de entrada seja liberado e as atividades voltem ao normal. Tudo isso significa prejuízo, tanto para os armadores, agentes portuários, trabalhadores e até o custo das mercadorias são afetados, já que a cada dia parado, um navio tem milhares de reais em custos de operação. Estas operações, todo mundo sabe, impactam no preço final dos produtos.


Receba Notícias diretamente no nosso Canal do WhatsApp, com total privacidade do seu contato: (basta ler o QR code e entrar no grupo)




Deixe seu Comentário