O binômio (policial mais cão) do 15ºBBM composto pelo 3º Sargento Vieira e a cadela Luna foi acionado para auxiliar seus pares de Gaspar e Blumenau nas buscas por masculino maior, 18 anos, desaparecido desde sexta-feira, 20 de outubro, foi avistado pela última vez nas câmeras de segurança de uma residência na Rua Bolívia, em Gaspar/SC. 


Subindo o morro em direção às trilhas existentes em área de mata utilizadas por montanhistas e atletas de downhill, o binômio chegou ao local, onde já eram realizadas buscas desde as primeiras horas da manhã pelos Bombeiros Militares de Gaspar. Após se inteirar da situação no Posto de Comando, iniciou o deslocamento para área definida pelo comando da operação acompanhado por um guia local.


Durante o deslocamento foi observado crescente interesse da cadela Luna pelos ambientes que margeavam a trilha, vindo ela a ser direcionada pelo condutor para explorar as laterais da trilha a fim de já iniciar a varredura desta área, a qual não havia sido varrida por binômios certificados.


Após pouco mais de 10 minutos de busca, a 250 metros do início da trilha, tendo varrido área aproximada de 15.000 m2 a cadela apresentou alteração de comportamento a cerca de 20 metros à esquerda da trilha e se dirigiu para a mata.


Em seguida, emitiu o alerta treinado através de latidos por ter localizado a vítima, cerca de 30 metros mata adentro.


Foi realizada a informação ao posto de comando, Polícia Civil e Polícia Científica foram acionados para os procedimentos cabíveis.


O cidadão estava sem vida, mas a cadela cumpriu sua missão e a família poderá, enfim, cuidar do seu ente querido.

Esta foi a primeira ocorrência atendida pelo binômio após a certificação da cadela Luna.


Sobre a cadela Luna:




Com 1 ano e 7 meses, a cadela Luna passou pela prova de certificação que ocorreu durante o Seminário Nacional de Bombeiros (SENABOM), realizado em Gramado, entre os dias 4 a 6 de outubro. 

A equipe protagonista dessa conquista é do 15º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Rio do Sul, formada pelo o binômio (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) sargento Marcos Vieira e Luna. O navegador da equipe foi o soldado Eduardo Luan Sborz.

Luna é a primeira cadela certificada desta raça (Pastor Belga) para operações de busca e resgate no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Na corporação, atualmente, os cães certificados são das raças Labrador, Pastor Alemão e Rastreador Brasileiro. 


Deixe seu Comentário