Por Wesley Fragas


Os alagamentos e a enchente começaram oficialmente por volta das 12h deste dia 12 de Outubro na Capital da Cebola. As previsões de altas precipitações de chuvas se confirmaram e ontem no fim da tarde as chuvas começaram e percorreram a noite. Pela manhã choveu forte em Ituporanga e região e os afluentes do Rio Itajaí do Sul começaram a encher rapidamente, especialmente o Rio Gabiroba e o Rio Águas Negras. O nível do Rio vem aumentando consideravelmente desde ontem. A medição feira pela equipe da Web Rádio Novidade às 16h horas apontava 3,53m acima do nível normal. Muitas ruas estão alagadas como a Rua Presidente Nereu, Rua Balduíno Sens e Rua José Koerich em direção ao bairro do Salto. 


Os comerciantes já haviam retirado tudo há mais de cinco dias em virtude das previsões da Defesa Civil do Estado de Santo Catarina, que seguiu orientações de um dos mais respeitados meteorologistas de Santa Catarina, Ronaldo Coutinho. Toda as cidades da bacia hidrográfica dos rios que compõem o Itajaí-Açu estão em estado de alerta e a orientação para o cidadão é de que permaneça em casa, evitar o turismo de enchente e deixar os agentes da Guarda Civil, Bombeiros e Polícia Militar fazerem seu trabalho.


A previsão para amanhã, dia 13, é de chuva e a expectativa de toda a população do Alto Vale é que não seja tão intensa para os níveis não piorem mais do que já estão. As cidades mais prejudicadas até o momento são os município de Taió, seguido de Rio do Oeste, Rio do Sul, Presidente Getúlio, Ibirama e Lontras, além da Capital da Cebola que hoje também foi inundada.





Rua José Koerich





Imagens

Deixe seu Comentário