O prefeito de Taió Alexandre Purnhagen se emocionou ontem em vídeo gravado e divulgado nas redes sociais onde conversa com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina para que abra pelo menos uma ou duas comportas das sete que estavam fechadas na barragem do seu município. Purnhagen e os prefeitos de do Alto Vale estão preocupados com as enchentes e a vida dos habitantes. 


Vídeo do Prefeito Viralizou nas Redes Sociais



Em Ituporanga não é diferente, depois da primeira cheia no fim de semana, as comportas todas fechadas da barragem Sul diminuem os riscos em Ituporanga e em algumas cidades do Alto Vale, mas mesmo assim Rio do Sul e Blumenau já possuem status de enchente com várias ruas alagadas. Na capital do Alto Vale, o local de encontro do Rio Itajaí do Sul e do Rio Itajaí do Oeste não teve jeito. Nem as barragens puderam evitar o desastre das cheias. José Boiteux também segurou o que podia para evitar uma grande catástrofe em Blumenau.


Confira as leituras do nível do Rio Itajaí do Sul em Ituporanga/SC



Mas e agora, com todas as barragens cheias, como evitar a segunda enchente prevista para amanhã e sexta-feira em todo Alto Vale e Vale do Itajaí?


Hoje de manhã, a Defesa Civil já havia avisado que abriu duas comportas em Ituporanga para tentar aliviar o grande acúmulo de águas e a lâmina do vertedouro baixou para para 0,85m. Consequentemente o nível do Rio Itajaí do Sul que estava baixando aumentou 1 cm e a tendência é aumentar gradativamente. O mesmo modelo deve e deveria acontecer em Taió para aliviar as barragens e preparar-se para a segunda enchente.


Taió está literalmente debaixo das águas!


Parece que a decisão da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina veio tarde demais, apesar de todos os avisos com mais de 10 dias de antecedência, a segunda onda de chuvas e enxurradas deve começar na noite de hoje, dia 11. Ao povo só restou pedidos de apoio aquele lá de cima. Os prefeitos do Alto Vale sempre sentem primeiro as cheias e os prejuízos. Fica evidente que providências precisam ser tomadas na gestão das barragens e na recuperação destas principais barreiras que contém o fluxo das águas do rio Itajaí Açu.

Deixe seu Comentário